Espiritualidade

Os pontos da Espiritualidade da Unidade

A espiritualidade expressa por Chiara Lubich foi definida como “coletiva”, ou melhor, “comunitária”, em vista da unidade, do “que todos sejam um” (Jo 17,21). Ela se articula em doze pontos fundamentais, ligados um ao outro:
  1. Deus Amor
  2. A Vontade de Deus
  3. A Palavra
  4. O irmão
  5. O amor recíproco
  6. Jesus Eucaristia
  7. A Unidade
  8. Jesus abandonado
  9. Maria
  10. A Igreja
  11. O Espírito Santo
  12. Jesus no meio
Para Chiara, cada ponto da espiritualidade da unidade nunca é a simples formulação de um projeto amadurecido em sua mente, uma reflexão ou um princípio de teologia espiritual. É, acima de tudo, uma espiritualidade que exige adesão imediata, decidida e concreta, algo que suscita a vida. Na história da Igreja, de seus indivíduos, de seus santos e comunidades, uma característica foi sempre constante: é a pessoa, individualmente, que se dirige a Deus. Também é assim na espiritualidade da unidade, no sentido de que a experiência que o indivíduo faz com Deus e em Deus é única e não se pode repetir. Todavia, a espiritualidade trazida pelo carisma da unidade, confiado pelo Espírito Santo a Chiara, acentua, ao lado desta indispensável experiência espiritual pessoal, a dimensão comunitária da vida cristã. Não é absolutamente uma novidade, pois o Evangelho é eminentemente comunitário. No passado houve experiências que sublinharam o aspecto coletivo da peregrinação para Deus, especialmente as espiritualidades nascidas dos que colocavam o amor como base da vida espiritual. É suficiente citar o exemplo de São Basílio e suas comunidades. Chiara Lubich traz a “sua” espiritualidade, com um modo original e comunitário de ir a Deus: ser uma só coisa em Cristo, segundo as palavras do Evangelho de João: “Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, estejam também eles em nós” (Jo 17,21). Em Chiara, isso se torna um estilo de vida. Uma “espiritualidade comunitária” havia sido preconizada por teólogos contemporâneos e é mencionada pelo Concílio Vaticano II. Karl Rahner, por exemplo, falando da espiritualidade da Igreja do futuro, a via “comunhão fraterna na qual seja possível fazer a mesma basilar experiência do Espírito”. Da mesma forma com o Vaticano II ao orientar a sua atenção sobre a Igreja como corpo de Cristo e povo reunido no vínculo do amor da Trindade. Se Santa Teresa d’Ávila, doutora da Igreja, falava de um “castelo interior”, a espiritualidade da unidade contribui para edificar um “castelo exterior”, no qual Cristo esteja presente e ilumina todas as suas partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright - Geração Nova Sacerdotal - Gens - Brasil